segunda-feira, 9 de abril de 2012

VOCÊ NÃO COME CARNE? ENTÃO, COMA FRANGO.


         " VOCÊ NÃO COME CARNE? ENTÃO COMA FRANGO"

Esta é uma frase que ouvi inúmeras vezes, desde que deixei de me alimentar de carne há dois anos, tanto de familiares, amigos e garçons de restaurantes e lanchonetes.
 
Pensei, então, em escrever para melhor informar os que ainda não conhecem a alimentação vegetariana e vegana. Aos que conhecem, peço que enviem para os desinformados.
 
Na década de 60 até, mais ou menos, os anos 90, era comum os vegetarianos não consumirem carne de vaca, porco e aves, mas que uma vez, ou mais, por semana comiam peixes. Este era o perfil do vegetariano antigo. Atualmente o vegetarianismo autêntico não consome carne de nenhuma espécie animal.
 
O que são chamados de vegetariano ovo-lacto, os que consomem de origem animal apenas ovos e leite. Tem os que são só vegetariano, não comem ovos e nem leite.
 
Dos anos 90 para cá surgiu uma nova filosofia de vida que é chamada de Veganismo, segundo o site da Wikipédia:
 
Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação.
 
 
Explicando melhor, o vegan, aquele que é adepto ao Veganismo, não consome carne de nenhuma espécie, nem ovos e nada de origem do leite. Não usa sapatos e bolsas de couro e cosméticos de fábricas que fazem experimentos com animais; é contra a circos, touradas, rodeios e tudo que entra maus tratos com os bichos. Resumindo: nada de origem animal é usado ou consumido pelo vegan.
 
 
Mas o objetivo deste texto é explicar aos que não sabem que, quando alguém diz que não come carne está dizendo que não come carne nenhuma e não só carne vermelha.

Muitos vegetarianos e veganos respondem ironicamente: "Frango dá em árvores?"
 
O ideal seria perguntar para os que ainda não sabem diferenciar o vegetariano e vegano daqueles que não gostam de carne vermelha, mas consomem as brancas, assim: "Frango é legume ou uma verdura?"
 
Assim dizendo estará fazendo a pessoa a pensar, pois a resposta será sempre: "Não, frango é carne".
 
Sem ironia e com respeito estaremos influenciando a maioria da população a deixar o consumo de alimentos de origem animal.
 
Por quê?
 
Já sabemos pela mídia o quanto sofre os animais tanto para morrer nos matadouros, como nos experimentos de laboratório, nos rodeios, touradas, circos e outros lugares onde exploram os bichos de todas as formas imagináveis.
 
Sabemos que estamos numa transição planetária, enfim, numa mudança que está havendo em todo globo terrestre em todos os níveis da sociedade. A família mudou, a educação está a caminho de uma alteração devido a nova infância que está surgindo; tudo que ontem era proibido, hoje é permitido. O que estava escondido está vindo à luz. Inclusive a alimentação humana está em transformação.

É o que chamamos de evolução.
 
Tudo evolui, por que não a alimentação?
 
Tempos atrás escravos e mulheres eram considerados seres sem almas, mas a espiritualidade atuante entre os homens afirmou e mostrou o contrário.
 
A escravidão humana tornou-se proibida e abolida no mundo inteiro. As mulheres conquistaram seus direitos humanos e hoje ninguém afirma que elas não possuem almas. Agora esta mesma espiritualidade está trabalhando entre a humanidade para a Libertação Animal.
 
Hoje, os chamados de animais, são considerados seres com sentimentos e para tê-los é necessário haver uma alma dentro destes corpos, pois as plantas e os elementos não os possuem.
 
Vaca, porco, galinhas, peixes e outros bichos são criaturas sensíveis, eles mesmos estão nos mostrando estas sensibilidades que até alguns seres humanos não possuem. Através dos inúmeros vídeos que correm pela Internet observamos animais de diferentes espécies acolhendo, amamentando, cuidando e brincando uns com os outros. Veados amigos de coelhos, macaco amamentado por cadela;chimpanzé acarinhando cães; gato brincando com rato; tigre cuidando de porquinhos órfãos. Até mesmo um peixe que conhece o seu dono que lhe faz carinho e vem quando é chamado no aquário. A lista é enorme para conter aqui.
 
Tudo isto nos mostra o quanto os animais são amorosos e sem preconceitos. São puros como as crianças.
 
São crianças espirituais a caminho de uma futura humanidade.
 
São nossos irmãos.
 
Nós que amamos tanto os animais, por que comê-los?
 
 
Miryã Kali/MLucia

Muitos dos que consomem carne não suportam ver cenas, imagens ou filmes com matança de bichos tanto em caçada como para consumo, mas sabem que eles sofrem, mas continuam a consumi-los.
Para estes há uma frase marcante:
 
 
"SE VOCÊ PARAR DE COMER, ELES PARAM DE MATAR"
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário